Campinas tem média de 48 quebras de ônibus por dia em 2025; veja principais problemas
- Adriano Novo
- 19 de mar.
- 3 min de leitura
Em 70 dias do ano, Emdec registrou 3,3 mil problemas nos coletivos. Falhas no motor e parte elétrica estão entre as principais reclamações.

Campinas (SP) tem, em média, 48 quebras de ônibus do transporte público por dia em 2025. O número foi obtido pela EPTV, afiliada da TV Globo, com a Empresa Municipal de Desenvolvimento da metrópole (Emdec).
De acordo com o balanço, em 70 dias deste ano, a autarquia, que administra o trânsito e o transporte da cidade, registrou 3,3 mil quebras de ônibus. Veja os principais problemas:
👉 Falhas no motor;
👉 Parte elétrica;
👉 Embreagem;
👉 Suspensão;
Segundo a Emdec, em dez dias do mês de março, foram realizadas 829 multas para as concessionárias e cooperativas de ônibus por conta da quebra dos veículos dentro dos terminais. As 230 linhas do sistema do transporte urbano de Campinas fazem, diariamente, 15 mil viagens em média.
Acidentes com rodas soltas
A EPTV recebeu vídeos com flagrantes feitos por usuário dos ônibus de Campinas que mostram rodas se soltando dos coletivos.
No dia 13 de fevereiro, a roda dianteira de um ônibus do transporte público se soltou do veículo e atingiu o portão de uma casa na Vila Aeroporto. Não houve feridos.
Um vídeo feito por moradores mostrou o ônibus sem a roda, e a preocupação das pessoas sobre o acidente. Assista acima.
Em um ônibus articulado do BRT (Bus Rapid Transit, na sigla em inglês), passageiros também registraram o momento em que uma das rodas se soltou e permaneceu torta.
Especificamente em relação aos problemas com rodas de ônibus, a Emdec disse que foram detectados, nos terminais urbanos, 19 ocorrências.
Do total, 16 foram de pneu furado; duas de rodas travadas; e uma de roda solta. Fora dos terminais, a Emdec registrou outras seis ocorrências de rodas soltas em 2025. A manutenção, segundo a empresa, é de responsabilidade das concessionárias de ônibus.
"Excesso de viabração, excesso de carga, asfalto ruim, tudo isso contribui para que apareça pontos de oxidação e os pneus acabam se desgastando. Tudo isso são sinais que, em uma rotina de inspeção, é possível detectar. A perda de uma roda, sobretudo veículo de transporte coletivo, tem sim consequências graves, por isso a rotina de manutenção tem que ser maior", disse Nelson Coutinho, mestre em engenharia mecânica.
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana (SetCamp) informou que, no caso do ônibus do BRT, a concessionária abriu sindicância para apurar o que aconteceu.
Em relação a linha que bateu na casa, o sindicato afirmou que o problema foi causado por falta de condições viárias.
"É um um caso completamente diferente pois está vinculado ao sistema de suspensão do veículo e o problema foi causado pelas péssimas condições do viário da linha do Gargantilha", diz a entidade.
Licitação do transporte
Campinas prevê, com a nova licitação do transporte, fazer a modernização dos ônibus da metrópole, que está atrasada desde 2020 e tem previsão de publicação ainda dentro dos 100 dias do segundo mandato do prefeito Dário Saadi (Republicanos).
A nova licitação do transporte público de Campinas terá duração de 15 anos, prorrogáveis por mais cinco, e terá a operação dividida em dois lotes, sendo o primeiro das regiões Norte, Oeste, Noroeste, e o segundo para as regiões Leste, Sul e Sudoeste. Veja o que o edital prevê:
👉 Ônibus novos, mais confortáveis, silenciosos e menos poluentes;
👉 Mais informação para os usuários, confiável e em tempo real;
👉 Serviço com menos tempo de espera nos pontos, estações e terminais;
👉 Viagens mais rápidas;
👉 Frota do sistema BRT (Ônibus de Trânsito Rápido, na sigla em inglês) integrada ao sistema e moderna;
👉 Veículos com ar-condicionado, Wi-Fi, tomadas com conexão USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo.
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